A lei da atração nos surpreende cada vez mais. Quando pensamos que tudo está perdido, lá vem ela para nos devolver a esperança e colocar tudo no devido lugar.
A história que contarei a seguir é uma das mais lindas que eu vi nos últimos tempos, pois fala de esperança e fé. Não uma fé religiosa, em um Deus ou santo, mas a fé no ser humano, a fé na criatura desse Deus. Uma fé na esperança de que tudo pode ser mudado e que apesar de todas as evidências contrárias, ainda podemos acreditar nos homens.
Os caçadores do bem
Conheci Iara e Eduardo no Youtube quando buscava informações e vídeos sobre pessoas que deram a volta no Brasil e ao mundo fazendo trabalhos sociais, de modo a obter mais dados para o meu projeto “Mandaramor em família”. Logo corri para devorar tudo o que tinha sobre eles na internet.
O nome, Caçadores de Bons Exemplos, explica por si só sobre a missão deste casal mineiro de Divinópolis, aliás, o nome da cidade também não é à toa… Cansados de ouvir somente notícias ruins que falam apenas de problemas, onde o mundo todo parece estar desabando nas nossas cabeças, eles resolveram virar a mesa e mostrar para o Brasil e o mundo que existe um universo à parte. Um mundo diferente, onde apesar dos problemas, muitos encontram soluções. Onde o copo pode estar sempre meio cheio e nunca meio vazio.
Em janeiro de 2011 eles partiram de Divinópolis à procura de bons exemplos, de pessoas que fazem a diferença na vida delas e dos outros. Sem patrocínio nenhum, venderam a própria casa e se desfizeram de todos os pertences e à bordo do único carro que sobrou, com uma barraca adaptada em cima, partiram para uma “expedição em busca do bem”.
Foram 4 anos visitando todos os estados brasileiros, somando mais de 220 mil quilômetros por via terrestre, marítima e aérea. Sem roteiro nem planejamento, deixaram simplesmente que o Universo tomasse conta deles e que a Providência Divina (afinal, eles são de Divinópolis) os levasse ao lugar certo, às pessoas certas e às atividades certas (tal como um mantra que faz parte de uma oração que eu criei há anos e repito todos os dias…).
E assim foi nos 47 meses que a etapa brasileira do projeto durou. A lei da atração usou e abusou da população, pois é assim que ela age, através das pessoas, e fez com que Iara e Eduardo recebessem indicações e conhecessem mais de mil projetos do bem. Mais precisamente, 1.150 pessoas ou grupos de pessoas que nesta terra de 200 milhões de habitantes buscam mudar o seu entorno, tanto o meio ambiente quanto o material humano. Pessoas que trabalham incansavelmente em prol de uma sociedade melhor, melhorando assim, o mundo.
Eles não esperam que todos tenham a mesma atitude de largar tudo para trás e partir para o mundo fazendo caridade, mas convidam a cada um de nós a empreender uma ação perto da própria casa. Isso já mudaria muito a situação.
Eduardo e Iara têm a convicção de que se fizermos a nossa parte, o “incêndio na floresta” será domado, e por afinidade de vibração, atraíram para o seu projeto, outras pessoas que pensam da mesma forma, e que através dos seus projetos também fazem a sua parte para melhorar este país com tantas necessidades.
Mas como eu disse anteriormente, eles não tinham nenhum tipo de patrocínio e, dois anos após a partida os recursos financeiros acabaram e eles corriam o risco de ter que abandonar o projeto muito antes do seu final. Vender o carro seria inviável, pois ele era a ferramenta de trabalho e a única moradia, já que dormir em hotéis, nem pensar. A solução paliativa foi então financiar o carro em questão, pagar as mensalidades com os poucos recursos que tinham e após 1 ano vender o mesmo para quitar a dívida. Não contaram a ninguém sobre o financiamento, nem mesmo à família, para não correr o risco de serem internados em um manicômio… Dessa forma, pelo menos mais 1 ano do projeto estaria garantido.
Durante os 2 anos iniciais do projeto, eles se negaram a dar entrevistas, alegando que quem deveria ficar em evidência eram os projetos por eles catalogados, e não eles. Para tanto, eles criaram um site onde disponibilizaram todas as informações gratuitamente para quem quisesse colaborar com cada um dos projetos.
Porém, como o Universo tem as suas ferramentas, que são as pessoas, uma repórter de um programa famoso de uma emissora de TV grande, ligou para eles querendo fazer uma reportagem sobre os projetos, e explicou que seria impossível mostrar todos os 700 projetos até então catalogados na reportagem, mas que se eles concordassem em aparecer, estariam de certa forma, mostrando para todo o Brasil essas 700 histórias que fazem a diferença.
Este argumento serviu para convencê-los de que seria a grande oportunidade, não para eles, mas para aqueles a quem eles buscavam ajudar! A Iara diz que se lembrou daquela frase de George Bernard Shaw: “Aqueles que não conseguem mudar de opinião não conseguem mudar nada”. Paradigmas ao alto, lá foram eles fazer a entrevista, que foi um sucesso e fez com que o Brasil conhecesse esse casal maravilhoso de coração enorme e serviu também para jogar por terra um outro paradigma anedótico, o de que mineiro tem a mão fechada… ☺

Após a reportagem eles receberam milhares de mensagens de pessoas emocionadas querendo fazer doações para os Caçadores de Bons Exemplos, mas o que lhes importava mesmo, era espalhar a sementinha do bem, expandir a ideia de fazer ao outro algo que pudesse mudar a vida dele para sempre.
Eles pensaram:
“Esse dinheiro vai resolver o nosso problema material, mas não vai mudar o mundo de ninguém. As pessoas continuarão passando ao lado dos projetos perto de suas casas e não irão ajudar.
Ninguém sabe de nossa dívida mesmo e a venda do carro já está definida sem traumas então… Vamos aproveitar essa oportunidade para criar vínculos entre as pessoas.
As pessoas que queiram nos ajudar, vamos pedir que doem o dinheiro para os projetos perto de suas casas. Vamos pedir que ajudem o próximo que está próximo e não o próximo que está longe.”
Foram chamados de loucos e orgulhosos, irresponsáveis até, mas decidiram não aceitar as doações por quererem que as pessoas interagissem entre si. Interagissem com a sociedade. Interagissem com eles.
Isso fez com que muitas pessoas se mobilizassem e decidissem fazer algo pela comunidade mais próxima. Muitas vidas mudaram e eles sentiram que estavam cumprindo com o seu propósito.
Mas restava sempre a dívida do carro e a possibilidade de mais uma vez o projeto dos Caçadores mais queridos do Brasil chegar ao fim por falta de verba. E foi aí então que uma vez mais o Universo conspirou a favor deles e agiu de forma magistral. E através de mais uma pessoa receberam um convite inesperado.
Em uma tarde enquanto lanchavam dentro de sua casa/carro, o telefone tocou e era a produção do programa Caldeirão do Huck que os convidava para participar do quadro Agora ou Nunca.
Inicialmente acharam que se tratasse de um trote, mas depois passaram todos os dados e pediram para reverter o prêmio para os projetos que eles tinham catalogado. A produção marcou uma reunião e enviou as passagens para Iara e Eduardo, e no dia marcado lá estavam eles emocionados.
O produtor explicou que se eles ganhassem o prêmio teriam que retirá-lo, pois o formato do programa não poderia ser mudado e não lhes permitia reverter o prêmio para terceiros.
Concluindo, eles voltaram no dia marcado, participaram do quadro e Eduardo conseguiu passar nas provas. A dívida do carro era de 36 mil. O prêmio ganho foi de 30 mil, mas a produção resolveu dar um prêmio adicional, um VW Delivery, para gerar recursos para a expedição e evitar que eles perdessem o carro que estava financiado e tivessem que interromper o projeto
Iara e Eduardo tinham um objetivo e a ele foram fieis, pois acreditavam que daria certo. Não sabiam como, mas tinham a certeza de que daria certo.
A lei da atração não falha. O Universo conflui sempre para a realização do desejo. Sempre através das pessoas ela age nas nossas vidas e através de nós age nas vidas das pessoas. Somos todos um!
Acredite e mantenha o seu foco e tudo o que quiser chegará até você.
Beijos no coração e até o próximo artigo
Guacira
outros links dos Caçadores de Bons Exemplos:
https://www.facebook.com/Cacadordebomexemplo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100002485909982
Lindo amiga! obrigada por compartilhar!
Oi De! Que bom que gostou! Eles são fantásticos mesmo. Gente do bem pra valer. Não vejo a hora de conhecê-los pessoalmente! Beijos no coração e obrigada.
Acreditamos que o mundo está cheio de pessoas iluminadas, que contemplam o silêncio do ” Cosmos ” o Grande Organizador de todas as coisas. Eu acredito Eu confio
Olá Marivalda, grata por escrever! É verdade, existem no mundo pessoas muito iluminadas, e é nelas que devemos concentrar a nossa energia… Se cada um de nós fizer um pouquinho, a soma será o muito! Beijos no coração e uma semana iluminada para você!
Adoro muito aprendizado para todos os que buscam o autoconhecimento!!!
Sou grata!!!
Nossa querida Guacira símbolo do Amor Incondicional ,Luz a nos guiar !!!
Minha querida Sagera, sempre com palavras doces e de carinho 🙂 Vocês são minha luz, gratidão imensa 🙂 Beijos no coração!
simplesmente lindoooooo.
oi Zilda, gratidão por seu comentário! A história deles é linda mesmo. E me inspirou muito a criar o projeto Mandaramor em família (http://mandaramoremfamilia.com.br) 🙂 . Beijos no coração!
Gratidão pelo carinho e divulgação do projeto! Acreditamos que Bons Exemplos Inspiram!
Queridos Iara e Edu, vocês merecem! (Caçadores de) Bons Exemplos inspiram! 🙂 beijos no coração. Guacira 🙂