Como eu disse no artigo anterior, o final do ano passado foi marcado para mim e minha família por muitas emoções não tão positivas e que me fizeram refletir seriamente sobre a vida que eu, meu marido e meus filhos estávamos levando.
Em meio a esse meu dilema meus filhos me convidaram para assistir a um programa de TV italiano chamado Pechino Express (em português Pequim Express), o qual eu de início me recusei a ver, pois achei que se tratasse de mais um reality show do tipo Big Brother ou Ilha dos Famosos, mas pelo qual, depois, me apaixonei e resumo brevemente a seguir:
Este programa foi criado pelo holandês Ludo Poppe e exportado para vários países, dentre eles a Itália. É um reality show, mas voltado para a ação social, onde os ganhadores não ficam com o prêmio.
O nome do programa é devido ao fato que os participantes (alguns famosos outros totalmente desconhecidos), divididos em duplas, tiveram que atravessar 3 países da Ásia: Índia, Nepal e China, chegando até Pequim com apenas 1 euro no bolso.
Para tanto, não puderam usar dinheiro e tiveram que conseguir alojamento, alimentação e transporte gratuitos, ou seja, tiveram que pedir para a população hospedá-los em suas casas ou conseguir hotéis de graça, além de pedir comida e carona para se locomoverem.
Além disso, as duplas tiveram que se confrontar em tarefas diárias de todos os tipos, tanto do tipo braçal, quanto intelectual.
A dupla que chegou por último a cada etapa foi eliminada e a que ganhou recebeu 5 mil euros a serem doados para uma entidade beneficente que atuava nos territórios pelos quais ela passou naquela etapa.
Após 10 etapas, muitas aventuras e lágrimas e 9 eliminações, a dupla que ganhou o programa recebeu um prêmio de 20 mil euros também para doação.
Este programa fez nascer em minha mente a ideia de um projeto que unirá vários sonhos meus, do meu marido e dos nossos filhos. Ela me foi literalmente “presenteada” pelo Universo.
Realizar um sonho com o poder da mente
Sempre gostei de viajar, de falar outras línguas, comer comidas diferentes, encontrar pessoas de todas as partes e em 1999, após ter viajado quase todo o Brasil, fiquei desempregada, sem namorado, sem casa e fui para a Itália com a cara e a coragem conhecer a terra de onde tinham vindo meus bisavós e tentar uma nova vida sozinha.
Depois de alguns meses conheci o italiano Gianluca, um motociclista apaixonado também por bicicletas e camping e por viajar o mundo. Ele já tinha ido para a França, Canadá, Irlanda, Bulgária e Bali. Nos conhecemos na internet e após 4 meses estávamos morando juntos e em 11 meses estávamos casados.
Juntos amamos viajar, descobrir novas culturas, novos povos e modos de viver. Hoje somos ambos motociclistas e já viajamos para diversos lugares, tendo feito uma viagem de 5 mil quilômetros em moto por toda a Itália e uma de carro rodando 6 mil quilômetros no Brasil.
Além de viajar, eu sempre gostei de fazer trabalhos voluntários e quando morava no Brasil antes de ir para a Itália, eu trabalhei em diversos centros espíritas em Piracicaba e depois em São Paulo onde realizávamos atividades de socorro material a irmãos moradores de rua, crianças carentes, entre outras coisas.
Depois que fui para a Itália, a vida tomou outro rumo e me afastei desse tipo de trabalho de ação social. Voltei para o Brasil em 2007 com Gianluca e nossos 2 filhos e desde então, muito pouco tenho feito nessa área. Mas meu coração sentia falta de fazer algo nesse sentido. Algumas ideias surgiram, mas acabei não levando adiante.
Nos últimos anos, entre o trabalho de tradutora, artesã e marketeira digital, infelizmente acabei trabalhando demais e deixando de lado, não só o trabalho de ajuda ao próximo, mas também a minha própria família, mais precisamente, meus filhos, que acabaram por ter uma mãe de “corpo presente, mas de alma ausente”. Tudo isso começou a me frustrar um pouco.
No ano passado surgiu a ideia de fazer o congresso CONLAOS, que seria uma forma de ajudar as pessoas falando sobre um assunto que é muito importante para mim e ter mais tempo para meus filhos. Foi um sucesso e termos de ajudar as pessoas, mas por ser o primeiro, onde tudo era novo, acabei dedicando muito tempo a ele e, apesar de ter aumentado o tempo junto dos meus filhos, eles ainda ficaram sem poder curtir a mamis deles como queriam e precisavam.
Após o congresso dei um tempo nas atividades de trabalho para dar a atenção que eles mereciam.
Com os acontecimentos do final do ano mencionados no artigo anterior, entendi que a vida é curta e o que se leva dela é o como a levamos e o bem que fazemos. Pensei muito e percebi que ainda tinha potencial para ajudar as pessoas, mas que tinha que fazer isto de uma forma a não negligenciar meus filhos, que ainda são pequenos e precisam de mim e do pai, que também trabalha direto.
Pedi ao Universo que me ajudasse a encontrar uma “fórmula mágica” onde pudéssemos trabalhar em casa, ter tempo para os nossos filhos, ganhar dinheiro suficiente para ter uma vida digna e tranquila (pois estávamos trabalhando para pagar contas, sem conseguir nem sair de férias) e fazer trabalhos sociais. E tudo isso com a realização pessoal de nos sentirmos plenos.
Foi aí que ao assistir o programa, no início de janeiro, me veio a ideia de fazer como os seus participantes: viajar o mundo e conhecer as pessoas mais de perto. Mas não só isso, também ajudá-las no que for preciso. A ideia foi se formando e no final nasceu o projeto Mandaramor em Família:
dar a volta ao mundo com nossos filhos em um motorhome ou motor-casa em português (trailer com cabine) fazendo trabalhos sociais com crianças nas cidades pelas quais passarmos.
Começaremos pelo Brasil e depois América do Sul, Central, Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio, Ásia e Oceania. Partiremos em janeiro de 2016.
Estamos vendendo a nossa casa e tudo o que temos para comprar um motorhome. E estamos em busca de patrocínios para nos ajudar com a parte da ação social.
A expedição irá durar de 3 a 4 anos e já temos algumas entidades que serão ajudadas e estamos desenvolvendo os projetos com cada uma delas. Há muito a ser feito.
Nosso projeto poderá ser acompanhado através dos nossos sites, programas e blogs. Ainda estamos no começo, mas mais informações podem ser encontradas nessa primeira página: Mandaramor em familia. Curta também a fanpage do projeto: Fanpage Mandaramor em família.
Haverá uma grande interatividade com os leitores, e estaremos escrevendo a vocês com pedidos de sugestões e indicações. Aguardem. 🙂
Espero que tenham gostado da nossa ideia. É um grande sonho que caminha para a realização. Ele irá ajudar tantas pessoas, mas ao ajudar os outros, estaremos recebendo muito mais, pois o ato de doar, seja em tempo, dinheiro, atenção ou cuidados já encerra em si um presente.
A Lei da Atração nos atende quando nos colocamos em sintonia com o nosso sonho, e de uma forma ou de outra encontra sempre um caminho para que ele se realize. Basta que nos coloquemos receptivos… O pensamento positivo faz milagres!!!
No próximo dia 3 completarei 50 anos e não existe presente melhor do que entender o seu propósito de vida e realizar este sonho.
Nos vemos no próximo artigo. 🙂
Escreva, comente, sugira, critique.
Beijos no coração
Guacira
Nossa que sonho!
Poder viajar com os filhos e ver tantas maravilhas que existem nesse mundo.
Tudo de bom e muitas surpresas boas a vocês…
Oi Silvane, obrigada por seu post. Realmente viajar é uma coisa magnífica. Conhecer novas culturas, novos povos. Mas o mais maravilhoso é poder fazer isso interagindo com as pessoas do lugar e não somente como um turista de passagem. E se pudermos fazer algo para essas pessoas, melhor ainda. E quando elas são crianças, aí não tem comparação. Obrigada e acompanhe o nosso site e blog: http://www.mandaramoremfamilia.com.br. Beijos no coração. 🙂
Amada e Querida Guacira! Me sintonizo muito com Você, no seu caminho, no Seu Propósito, pois sou Gestora de uma “Associação Sócio-cultural”, que tem o propósito do cuidado com crianças e jovens carentes, oferencendo Oficinas de Música, a Arte da Música como forma de Educação, e queremos chegar nessas crianças, principalmente, antes delas “conhecerem as drogas, os vícios, os maus tratos”, enfim, Um Sonho de formar nossa “Orquestra Sinfônica Municipal”. Sabemos que “obstáculos” acabam se dissolvendo “Quando estamos Sintonizados no Propósito Divino pra nossa Vida”! “TUDO FLUI E SE CONECTA PRA SUA REALIZAÇÃO”. Tenho sido “solicitada” pelo Plano Espiritual intensamente e sei que tem um “Propósito Muito Encantado” por trás disso. E quero que saiba que estou plenamente sintonizada e conectada com Você, com “Seu Sonho”, e já “senti seu veículo” sendo entregue Procê, com Eterno Amor e Carinho de Nosso Criador! Meu Beijo Encantado de Luz e Paz Procês, Amada Guacira! Continuamos sintonizados todos para a realização desse “Seu Sonho”! Eternamente com Carinho, Malú!!!
Oi Malú, puxa que emoção nas suas palavras, até chorei. Tudo isso faz parte da atuação da Lei da Atração. Muito lindo o seu projeto também, e pode ter certeza de que ele fará parte do meu. Em que cidade você está? Estamos sintonizando o nosso veículo, o nosso carro-casa. Sei que ele está em algum lugar à nossa espera. Assim que a casa for vendida, estaremos prontos para recebê-lo! 🙂 Acompanhe o nosso site e blog: http://www.mandaramoremfamilia.com.br. Obrigada pelo carinho. Beijos no coração. 🙂
De que forma os outros de fora poderão ajudar?
Oi Verônica, tudo bem? Obrigada por escrever e por se disponibilizar. O nosso projeto está no início. Nesse momento estamos estruturando a parte de site, fanpage, contatando os projetos sociais que trabalham com crianças para ver o que podemos desenvolver com cada um deles, visitando lojas de motorhomes, fazendo listas de coisas que precisaremos levar, entrando em contato com programas de rádio, TV, internet que queiram publicar nosso projeto, nos entrevistar, enviando o projeto para empresas em busca de patrocínio e apoio, etc… ou seja, precisamos de quase tudo. Portanto, toda ajuda é bem-vinda, como a indicação de um projeto (entidade) na sua cidade que você sabe que precisa de ajuda, a disponibilidade para no dia em que estivermos na sua cidade nos ajudar com o trabalho que será desenvolvido com esta entidade, a divulgação do projeto Mandaramor em qualquer meio que for possível, etc… Acompanhe o nosso site e blog: http://www.mandaramoremfamilia.com.br. Obrigada pela disponibilidade. Beijos no coração 🙂
Que legal Guacira!
Que projeto lindo!!!!!!!!
Se o projeto está clocando vocês em profunda sintonia, e se estão
“estourando” de alegria e expectativa, então não tem como dar errado.
Vão em Frente! Levem Luz, Esperança e Amor a quem precisa. E quem não precisa? Toda a humanidade precisa, até aqueles que acham que não precisam.
Que nunca lhes falte o entusiasmo, a alegria, a simplicidade, o amor, e a orientação interna para realizarem este projeto.
Vai ser SHOW e eu quero acompanhar!
Estejam todos na Luz e Proteção do Universo!
Caríssima Zilá, gratidão por seus comentários. Estamos muito felizes sim com tudo isso que está acontecendo. É um desafio, mas um desafio bom, construtivo. Sei que estamos no caminho certo e que o universo irá conspirar a nosso favor. Obrigada mais uma vez pelo carinho e fique ligada no nosso site e blog 🙂 : http://www.mandaramoremfamilia.com.br. Beijos no coração.
Amei o projecto!
Orgulho de ser vossa amiga!
São uma família linda!
Força aí nessa volta ao mundo tão empolgante e humanitária!
Bjnhs de Portugal! 🙂
Oi minha linda! Obrigada pelo comentário. Nós que temos orgulho de ter uma amiga assim tão querida! Obrigada e não deixe de nos acompanhar no site e blog do projeto: http://www.mandaramoremfamilia.com.br. Muitas novidades virão por aí 😉 Beijos no coração. 🙂
Guacira, que lindo projecto, pelo bem que pretende fazer e pela disponibilidade e desapego desses nobres corações, acto só realizável no seio de uma família bem estruturada e de ideais elevados… Como vocês são abertos ao bem e à solidariedade a pondo de abdicarem da vossa casa e da vossa zona de conforto em prol de um bem maior! Como essas crianças, vossos filhos, vão crescer emocionalmente ao compartilharem a vida e os pais com outras crianças menos felizes! É um dom de Deus a vossa capacidade de se doarem dessa maneira e esse Deus que os dotou de tão nobres sentimentos será o mesmo que fará tudo dar certo… Força amigos, a luta é brava mas a vontade de a vencer é ainda maior. Estou convosco e no aguardo dessa aventura do bem. Amo-vos.
Querida Custódia, que emoção o seu comentário! Que carinho para comigo e minha família. Sou mesmo abençoada, não só por ter uma família linda, mas também pelos amigos e companheiros de caminhada com os quais a vida me brinda a cada dia! Gratidão imensa… Compartilho de cada palavra, pois são essas coisas que movem o nosso projeto. E não vamos considerar isso tudo como uma luta, caso contrário a Lei da Atração nos trará muitas batalhas, mas vamos imaginar como um lindo, doce e suave caminhar onde cada passo dará certo! 😉 Nós somos aquilo que pensamos!!! Beijos no coração minha querida. 🙂